30 de setembro de 2008

Mudar de casa

Dizem que os golfinhos chegaram já à Praça Vermelha
e na Mongólia descem as lampreias
aninhadas nos peixes palhaço-,
Em ti desenho átrios e ondas bravas,
maremotorizo-me
na sombra que implicavas,
na explosao nuclear nossa
fico unida a ti em cadeia de neutroes
no efecto ria..
Sou sémese mimética da impureza mítica
e com delícia confesso
os meus purísimos desejos impuros.
Múltiplas, caleidoscópicas,
as peles sao mosaico do devecer,
as coxas cosmogónicas transformam
em líquen cada povo,
fundam pátrias de ti,,
terras do nós, montes de ternura
e selvagens vales sábios
de salgado sabor sobre dos mares.

Assulagaram os desejos da maressia,
os tactos do mundo renascido,
naves de mensagens
navegantes dos segredos longos.

Que fortuna tens, que em mim renasces,
e te fundas na pele dos que foram
e me possues, amor, sem possuirme
como sonho de mátrios matrimónios .
Que fortuna tens ,rio que es rio,
na concavidade ampla do meu sonho,
como abro as concas oceánicas
e te deixo penetrar,
misturar os odores, devorar os sabores.
Traduce-me, ai, como eu te traduzo.
Faz-me em ti também palavra aquática,
ilha aberta aos fluidos novos,
boca de tempo, lama de homem
e diz-me entre os silêncios muitas vezes
meu nome de ti,
de ti meu nome.


Sem comentários: